top of page
Buscar

Exposição "outros nós" na Lovely Hose - Casa de Livros em SP

  • syltriginelli6
  • 25 de jan.
  • 2 min de leitura

Profundidade, dúvida e entrega no processo criativo


O artista, segundo Balzac ou segundo Cézanne, não se contenta em ser um animal cultivado, ele assume a cultura desde seu começo e funda-a novamente (…) Com isso a expressão não pode ser a tradução de um pensamento já claro, pois os pensamentos claros são os que já foram ditos. Antes da expressão não há senão uma febre vaga, e somente a obra feita e compreendida provará que se devia encontrar ali alguma coisa em vez de nada. (…) o artista lança a sua obra como um homem lançou a primeira palavra, sem saber se ela será algo mais que um grito.


Este trecho do texto “A dúvida de Cézanne”, de Merleau-Ponty, nos ajuda a entender o desafio do processo criativo, desafio que foi encarado com excelência pelas artistas dessa exposição, provando que a criação pressupõe profundidade, dúvida e entrega. É preciso acima de tudo coragem para se entregar a aleatoriedade e trabalhar com coisas as quais, evidentemente, não conhecemos, pois ‘os pensamentos claros são os que já foram ditos’.


Materializar algo novo requer desatar outros nós, um exercício que revela outros eus, mas que só podem ser revelados a partir do nós, a partir do reconhecimento de que ser exageradamente humano é o que permite o encontro e a troca.


Assim, a arte nos ensina como viver em um mundo que não compreendemos, ou antes, como ter a audácia de encarar nossa ignorância e não sentirmos vergonha de sermos humanos – agressiva e orgulhosamente humanos.


É com imensa satisfação que apresentamos resultados de um processo muito verdadeiro, agradecendo a generosidade de cada participante por compartilhar sua expressão pessoal de modo tão genuíno.


_Ana Francotti, Estela Vilela, Leandro Gutum

janeiro de 2025


roda de conversa sobre os trabalhos no Youtube


28/01, 19h – Fabiola Notari

30/01, 19h – Priscilla Ballarin


exposição presencial

25 de janeiro à 08 de fevereiro


Lovely House – casa de livros

Galeria Metropole, sala 30, primeiro andar

Av. São Luís, 187, República, São Paulo, SP



Sinapses


Sinapses é um livro de artista que explora conexões poéticas e visuais do pensamento neurodiverso, destacando os fluxos criativos de pessoas com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) por meio de técnicas gráficas tradicionais e contemporâneas. O livro utiliza uma encadernação manual não convencional, projetada para simular conexões neurais e criar diferentes fluxos de leitura, proporcionando uma experiência única que reflete as nuances do pensamento e da criatividade neurodiversa.


Sobre a autora:

Syl Triginelli é artista e arte-educadora de Belo Horizonte, MG, graduanda em Artes Visuais na UFMG. Trabalha com gravura contemporânea e artes gráficas, explorando a saúde mental e neurodiversidade. Destaca-se por publicações como “Clichês” e “Tarja Preta” e exposições individuais e coletivas, como “Do Contra” e “Gravura Mineira”.



Apresentação do livro Sinapses, de Syl Triginelli, desenvolvido na sétima edição do curso online de livro de artista Dobras de Si - setembro a dezembro de 2024.

Sobre o curso Dobras de Si:





 
 
 

Comentários


bottom of page