top of page
Buscar

O sentir e o fazer: A neurodiversidade na Gravura Contemporânea

  • syltriginelli6
  • 10 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de jul.

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso durante a exposição "Vértices"


Vértices é uma exposição que reúne recortes significativos da produção de quatro artistas em processo de conclusão do curso de Artes Visuais na EBA/UFMG. Vértice é o ponto onde linhas ou curvas se encontram — e aqui, simboliza o cruzamento das trajetórias desses quatro artistas, suas pesquisas e poéticas singulares.


Daniel Guimarães parte da paisagem urbana para construir rastros pictóricos em pintura, deixando na galeria vestígios de cor e espaço. Elis Rockenbach investiga o desenho e a poética queer, explorando com sutileza as potências das legendas, dos títulos e das entrelinhas. Gabriel Lisboa expande o campo do desenho por meio de assemblagens de materiais diversos, que dialogam com seus cadernos e processos compositivos. Já Syl Triginelli apresenta gravuras no campo ampliado — experimentações gráficas que cruzam técnicas de impressão, xerografias e publicações de artista como gesto sensível de narrativa.


A exposição acontece até 13 de julho, na Galeria da EBA/UFMG, onde também ocorrerão as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso em Artes Visuais.


A ação é uma realização do @cenexebaufmg. A visitação e as defesas são abertas e ao público.


Sobre a pesquisa


A neurodiversidade, que é historicamente reconhecida como loucura, tem constantemente se expandido para além da área médica, tornando-se um tema cada vez mais frequente nas Artes Visuais.

Dessa forma, a presente pesquisa busca compreender e reconhecer a pesquisa do sentir e do fazer — verbos que têm sido dissertados e elaborados através da minha produção durante a graduação em Artes Visuais — e que explicitam as vivências e sentimentos de uma vida divergente de forma genuína e poética, através da gravura contemporânea e das artes gráficas. Com base nos meus estudos sobre a gravura no campo ampliado e a prática da publicação artística, este trabalho pretende mostrar a relação entre a reprodução e disseminação da arte contemporânea e a acessibilidade, seja ela ao cânone artístico — onde novas pessoas têm acesso à arte por meio das reproduções — ou à consciência de que existem pessoas plurais que produzem arte.


Palavras-chave: Gravura no campo ampliado; neurodiversidade; artes gráficas; xerografia; livro de artista; artzines.



 
 
 

Comentários


bottom of page